Vestígios “dos jovens anos escolares” de uma intelectual brasileira: itinerários da aluna Maria Thetis Nunes no Atheneu Sergipense (1935-1941)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i1.45603Palavras-chave:
Atheneu Sergipense, Intelectual, Itinerários, Maria Thetis NunesResumo
Maria Thetis Nunes (1923-2009) constitui-se como uma intelectual brasileira que atuou em diferentes áreas do conhecimento ao longo do século XX. Nascida na cidade sergipana de Itabaiana, a jovem deixou o interior para prosseguir os estudos na capital Aracaju. Ali, no Atheneu Sergipense, cursou o ensino secundário entre 1935 e 1941. No ano seguinte ingressou na primeira turma da graduação em Geografia e História da Faculdade de Filosofia da Bahia. Nesse sentido, os seus itinerários como aluna do ensino secundário é o foco da presente pesquisa que possui como fontes: atas, jornais, discursos e depoimentos em diálogo com o referencial teórico de Jean-François Sirinelli (1998, 2003, 2006). O estudo concluiu que “professores-paradigma” são creditados como influenciadores dos caminhos percorridos pela jovem estudante secundarista. As práticas escolares dos seus professores, somadas ao universo cultural no qual Thetis Nunes esteve imersa – contando com contribuições do ambiente familiar e com as amizades dentro e fora da sala de aula, participando de agremiações estudantis e publicando na imprensa local ainda na condição de discente – reafirmam a importância dos estudos dos itinerários formativos para a compreensão da intelectual, bem como da História da Educação brasileira.
The remains “of young scholar years” of a Brazilian intelectual: itinerary of the student Maria Thetis Nunes at Atheneu Sergipense (1935-1941). Maria Thetis Nunes (1923-2009) was a Brazilian intellectual that acted in different knowledge areas during the 20th century. Born in the city from Sergipe, Itabaiana, the young woman left the inland city to continue her studies in the capital city Aracaju. There, at Atheneu Sergipense, she studied the high school between 1935 and 1941. In the next year, she entered at the first graduation class in Geography and History of the Philosophy College of Bahia. In that matter, her itinerary as student of high school was the focus the present research that has as source: records, papers, speeches and testimonies in dialogs with the theoretical reference of Jean-François Sirinelli (1998, 2003, 2006). The study concluded that “paradigm-teachers” are credited as influences of paths went through the young high school student. The scholar practices of her teachers, added to the cultural universe in which Thetis Nunes was immersed, counting with the familiar environment contribution, with the friendships inside and outside the classroom, the participation in student organizations and publishing at the local press still as student, reaffirms the importance of the formation itinerary to the intellectual comprehension, as well as, of the Brazilian education history. Keywords: Atheneu Sergipense. Intellectual. Itinerary. Maria Thetis Nunes.