O léxico neológico como marcador de identidade e de pertencimento em comunidade discursiva gamer pain gaming
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94502Palavras-chave:
Lexicologia, Neologismo, Comunidade Discursiva.Resumo
Com os avanços tecnológicos da sociedade moderna, surgem novas formas de comunicação e interação. A crescente demanda do mercado de jogos, atraindo um público de diversas faixas etárias, possibilita a formação de comunidades discursivas específicas para a divisão de experiência entre seus membros, a partir do emprego de itens lexicais neológicos criados para esse fim. Dessa forma, o presente trabalho objetivou compreender, a partir da análise exemplificativa de dez itens lexicais selecionados no contexto/espaço escrito de uso do YouTube (canal PaIN Gaming), como os neologimos utilizados na comunidade discursiva dos gamers assume um caráter identitário e de pertencimento. Para tanto, recorreu-se, como base teórica, às obras de autores tais como Alves, Kramsch, e Swales, de modo a dar corpo à pesquisa bibliográfica, adotada como metodologia para o desenvolvimento da pesquisa. Ao fim, chegou-se à conclusão de que os itens neológicos não só configuram especificidades culturais e comunicativas na comunidade gamer, como também compõem elementos identitários, já que o desconhecimento de determinados vocábulos pode levar ao afastamento ou à dificuldade de integração de determinado membro pelo fato de ele não “falar aquela linguagem”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.