O léxico neológico como marcador de identidade e de pertencimento em comunidade discursiva gamer pain gaming
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94502Keywords:
Lexicologia, Neologismo, Comunidade Discursiva.Abstract
Com os avanços tecnológicos da sociedade moderna, surgem novas formas de comunicação e interação. A crescente demanda do mercado de jogos, atraindo um público de diversas faixas etárias, possibilita a formação de comunidades discursivas específicas para a divisão de experiência entre seus membros, a partir do emprego de itens lexicais neológicos criados para esse fim. Dessa forma, o presente trabalho objetivou compreender, a partir da análise exemplificativa de dez itens lexicais selecionados no contexto/espaço escrito de uso do YouTube (canal PaIN Gaming), como os neologimos utilizados na comunidade discursiva dos gamers assume um caráter identitário e de pertencimento. Para tanto, recorreu-se, como base teórica, às obras de autores tais como Alves, Kramsch, e Swales, de modo a dar corpo à pesquisa bibliográfica, adotada como metodologia para o desenvolvimento da pesquisa. Ao fim, chegou-se à conclusão de que os itens neológicos não só configuram especificidades culturais e comunicativas na comunidade gamer, como também compõem elementos identitários, já que o desconhecimento de determinados vocábulos pode levar ao afastamento ou à dificuldade de integração de determinado membro pelo fato de ele não “falar aquela linguagem”.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain copyright of all works published by Revista X.
Revista X publishes articles under the Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 license.
The non-exclusive distribution of online papers through institutional and pre-print repositories is hereby authorized.
The author’s style shall be maintained after regulatory, orthographic, grammatical, and layout corrections undertaken during the editorial process.