O léxico neológico como marcador de identidade e de pertencimento em comunidade discursiva gamer pain gaming

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94502

Keywords:

Lexicologia, Neologismo, Comunidade Discursiva.

Abstract

Com os avanços tecnológicos da sociedade moderna, surgem novas formas de comunicação e interação. A crescente demanda do mercado de jogos, atraindo um público de diversas faixas etárias, possibilita a formação de comunidades discursivas específicas para a divisão de experiência entre seus membros, a partir do emprego de itens lexicais neológicos criados para esse fim. Dessa forma, o presente trabalho objetivou compreender, a partir da análise exemplificativa de dez itens lexicais selecionados no contexto/espaço escrito de uso do YouTube (canal PaIN Gaming), como os neologimos utilizados na comunidade discursiva dos gamers assume um caráter identitário e de pertencimento. Para tanto, recorreu-se, como base teórica, às obras de autores tais como Alves, Kramsch, e Swales, de modo a dar corpo à pesquisa bibliográfica, adotada como metodologia para o desenvolvimento da pesquisa. Ao fim, chegou-se à conclusão de que os itens neológicos não só configuram especificidades culturais e comunicativas na comunidade gamer, como também compõem elementos identitários, já que o desconhecimento de determinados vocábulos pode levar ao afastamento ou à dificuldade de integração de determinado membro pelo fato de ele não “falar aquela linguagem”.

Author Biographies

Raul Chatel Neto, Instituto Federal Fluminense

Pós-graduado em Direito Processual e em Gestão de Pessoas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduado em Direito pelo Centro Universitário Fluminense. Graduando em Letras (Português e Literaturas) pelo Instituto Federal Fluminense, atuando como bolsista de iniciação científica da pesquisa intitulada "Marcas linguísticas em comunidades discursivas: dimensões sócio-históricas da formação identitária em língua portuguesa".

Thiago Soares de Oliveira, Instituto Federal Fluminense

Doutor em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, com estágio de pós-doutoramento pela Universidade da Beira Interior. Professor da Licenciatura em Letras (Português e Literaturas) do Instituto Federal Fluminense, bem como do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos Culturais, Estéticos e de Linguagens (NECEL), atualmente coordenando a pesquisa intitulada "Marcas linguísticas em comunidades discursivas: dimensões sócio-históricas da formação identitária em língua portuguesa". Tem interresse nas seguintes áreas: Linguística Histórica, História da Língua Portuguesa e Metodologia de Pesquisa. 

Published

2024-08-09

How to Cite

Chatel Neto, R., & Oliveira, T. S. de. (2024). O léxico neológico como marcador de identidade e de pertencimento em comunidade discursiva gamer pain gaming. Revista X, 19(3), 858–877. https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94502

Issue

Section

Dossiê Atemático - volume 19, nº 2, 2024