Análise dos tipos de repouso da mão não-dominante em libras: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94107Palavras-chave:
Libras, Mão não dominante, Posição de Repouso.Resumo
Este trabalho é baseado em Nilsson (2007), que analisou atividades da mão não dominante, quando esta não participa da produção de sinais bimanuais, em um discurso da Língua de Sinais Sueca. A autora propôs categorias que compreendem desde atividades em que a mão está totalmente inativa até aquelas em que ela atua significativamente no discurso. Neste trabalho, somente duas das categorias propostas pela autora foram analisadas: “Repouso no Colo” e “Repouso na Altura do Peito”, observadas quando a mão não dominante permanece inativa durante a produção de sinais monomanuais. Para este estudo foram analisados três vídeos do YouTube, com o mesmo sinalizante surdo, que produz discursos monológicos em Libras, em diferentes ambientes e posições corporais, com análise pelo software ELAN. Os resultados obtidos indicaram que a frequência de cada tipo de repouso variou em função da situação/posição do sinalizante. No vídeo em que o sinalizante está sentado, a ocorrência de repouso sobre o colo foi maior, enquanto no vídeo em sala de aula, o sinalizante em pé, o repouso na altura do peito foi mais frequente. No vídeo em estúdio com o sinalizante em pé, não houve uma diferença significativa entre essas duas posições de repouso da mão não dominante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.