Princípios para o ensino de oralidade na Base Nacional Comum Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82236

Palavras-chave:

Oralidade, Ensino, Língua Portuguesa, BNCC.

Resumo

Nesta pesquisa, realizou-se um estudo do componente curricular Língua Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo consistiu em levantar e discutir os conceitos e os princípios expostos no documento em relação à prática da oralidade, bem como indicar relações entre os princípios teóricos arrolados e as habilidades determinadas para a segunda etapa do Ensino Fundamental, no que se refere à oralidade. A discussão fundamentou-se teoricamente nos pressupostos do dialogismo (BAKHTIN, 2003; VOLÓCHINOV, 2013) e nas reenunciações dessa teoria na Linguística Aplicada no Brasil (ANTUNES, 2003; GERALDI, 1997; ROJO, 2009 2015), a respeito do ensino da Língua Portuguesa. Metodologicamente, tomaram-se para a investigação os princípios da análise documental.  Os resultados indicaram: a) na BNCC a oralidade envolve a produção oral e a oralização de textos; b) os princípios teóricos e as habilidades para o ensino da oralidade contemplam pressupostos da concepção dialógica da linguagem, a mobilizar os conceitos de gêneros discursivos, campos de atuação, contexto de produção, finalidade, dentre outros; c) para produção de textos orais tomam-se os mesmos princípios da produção de textos escritos, portanto, orienta-se para a consideração das etapas do processo de produção: planejamento, execução, revisão e redesign.

Biografia do Autor

Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Departamento de Letras - Universidade Estadual do Centro-Oeste / Irati.

Professora Adjunta no Departamento de Letras da UNICENTRO/Irati.

Luciane Trennephol da Costa, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Professora Adjunta no Departamento de Letras campus Irati, Linguística

Sérgio de Andrade, Departamento de Letras /Irati - Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Graduando em Letras Português na Unicentro.

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Publicado

2021-12-03

Como Citar

Angelo, C. M. P., Costa, L. T. da, & Andrade, S. de. (2021). Princípios para o ensino de oralidade na Base Nacional Comum Curricular. Revista X, 16(6), 1476–1492. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82236

Edição

Seção

Artigos para número atemático