Os quadrinhos “Que gente má!” sob o enfoque da sequencialidade narrativa: Uma proposta de análise
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.81996Palavras-chave:
Sequência Narrativa, Histórias em Quadrinhos, Análise Textual/Discursiva.Resumo
O presente estudo de caráter descritivo e explicativo tem como objetivo descrever o encadeamento e a função da sequência narrativa na construção de sentido nas histórias em quadrinhos (HQs) associada à representação discursiva dos enunciados e ao ponto de vista. Assumimos para tanto, uma perspectiva sociodiscursiva da análise pelo nível N5, N6 e N7 de Adam (2008; 2011; 2019). O corpus é composto por duas histórias em quadrinhos (HQs) do livro “Que gente má!” (Que mala es la gente) do cartunista argentino Quino (2003), as quais foram escolhidas em função de suas temáticas que envolvem questões das desigualdades sociais e a subjetividade das relações sentimentais. Resultados demonstram convergência entre a proposta do autor em destaque às macro-proposições que compõem a estrutura composicional dessas narrativas, as suas representações discursivas, bem como as conexões com o plano discursivo e a (re)construção de sentido possível na interação autor-texto-leitor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.