A IMIGRAÇÃO ESLAVA EM FILMES ARGENTINOS E BRASILEIROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i6.76840

Palavras-chave:

Cinema, Memória, Imigração, Exílio

Resumo

Argentina e Brasil estão entre os países latino-americanos que mais receberam imigrantes eslavos entre o final do século XIX e início do século XX. O objetivo deste trabalho é refletir sobre como as narrativas acerca da imigração eslava foram elaboradas por alguns cineastas argentinos e brasileiros, descendentes de imigrantes eslavos. Conformam o corpus central deste trabalho os filmes: Los gauchos judíos (1975) dirigido por Juan José Jusid (1941), Carta a un padre (2013) dirigido por Edgardo Cozarinsky (1939) e a trilogia da imigração ucraniana no Paraná dirigida por Guto Pasko: Made In Ucrânia - Os Ucranianos no Paraná (2006), Iván (2015) e Entre nós, o estranho (2017). A ficção aqui se instaura na fratura dos indivíduos, mas também nos arquivos e nos sentidos. Esses indivíduos fraturados que surgem na tela, estão marcados por diversas formas de violências advindas de seus países originários, do exílio e das tentativas de adaptação a um contexto inóspito. A reelaboração das narrativas da imigração pelos herdeiros dos primeiros imigrantes eslavos no contexto dos dois países nos mostra, entre outras coisas, as especificidades que a imigração assumiu em cada país e as diferentes propostas de cada cineasta para lidar com a herança cultural e histórica recebida.

Biografia do Autor

Valdir Olivo Júnior, Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Mestre e doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, professor adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

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Publicado

2020-12-12

Como Citar

Olivo Júnior, V. (2020). A IMIGRAÇÃO ESLAVA EM FILMES ARGENTINOS E BRASILEIROS. Revista X, 15(6), 698–714. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i6.76840