UMA ANÁLISE DA PROSÓDIA VISUAL IMAGÉTICA NA GRAPHIC NOVEL “LAÇOS”
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i2.73660Palavras-chave:
Prosódia Visual, Histórias Em Quadrinhos, Marcadores Prosódicos Visuais Imagéticos.Resumo
Esta pesquisa analisa a Prosódia Visual Imagética, isto é, a prosódia que pode ser percebida a partir das ilustrações que acompanham a linguagem verbal das Histórias em Quadrinhos (HQs). Assim, observamos as imagens de expressões faciais e gestos simultâneos à fala dos balões que funcionam como Marcadores Prosódicos Visuais Imagéticos (MPVI) na Graphic Novel “Laços”, de autoria dos irmãos Vitor Caffaggi e Lu Caffaggi. Com este estudo, foi possível perceber também que os Marcadores Prosódicos Lexicais (MPL) tradicionalmente presentes em outros gêneros escritos narrativos, como romances (CAGLIARI, 2002), não aparecem nesta HQ. Nossa hipótese é a de que isso ocorre, pois, diferentemente das narrativas clássicas, em uma novela gráfica, as imagens participam da narração da história, de modo que elas podem ser construídas sem a presença de um narrador, o que resulta em outras manifestações prosódicas características do hipergênero HQs, como os MPVI. Esperamos, com este estudo, contribuir para a reflexão sobre as diferentes manifestações da prosódia em HQs.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.