UMA ANÁLISE DA PROSÓDIA VISUAL IMAGÉTICA NA GRAPHIC NOVEL “LAÇOS”
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i2.73660Palabras clave:
Prosódia Visual, Histórias Em Quadrinhos, Marcadores Prosódicos Visuais Imagéticos.Resumen
Esta pesquisa analisa a Prosódia Visual Imagética, isto é, a prosódia que pode ser percebida a partir das ilustrações que acompanham a linguagem verbal das Histórias em Quadrinhos (HQs). Assim, observamos as imagens de expressões faciais e gestos simultâneos à fala dos balões que funcionam como Marcadores Prosódicos Visuais Imagéticos (MPVI) na Graphic Novel “Laços”, de autoria dos irmãos Vitor Caffaggi e Lu Caffaggi. Com este estudo, foi possível perceber também que os Marcadores Prosódicos Lexicais (MPL) tradicionalmente presentes em outros gêneros escritos narrativos, como romances (CAGLIARI, 2002), não aparecem nesta HQ. Nossa hipótese é a de que isso ocorre, pois, diferentemente das narrativas clássicas, em uma novela gráfica, as imagens participam da narração da história, de modo que elas podem ser construídas sem a presença de um narrador, o que resulta em outras manifestações prosódicas características do hipergênero HQs, como os MPVI. Esperamos, com este estudo, contribuir para a reflexão sobre as diferentes manifestações da prosódia em HQs.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.