O PAPEL DO “OUTRO” NA INTERAÇÃO ENTRE APRENDIZES DE L2 NO DESENVOLVIMENTO DE SUA AUTONOMIA SOCIOCULTURAL

Authors

  • Keise Pegoraro Rosa Manhães Professora de inglês do município do Rio de Janeiro
  • Christine Siqueira Nicolaides Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v14i6.64376

Keywords:

autonomia sociocultural, interação, aprendizes

Abstract

Este artigo é parte de uma pesquisa de dissertação de mestrado intitulada O ‘outro’ na interação entre aprendizes de L2 com vistas à autonomia sociocultural (ROSA, 2015). O objetivo do trabalho de campo foi entender e analisar de que forma a construção da autonomia sociocultural de aprendizes de L2 pode (ou não) ser propiciada por meio da interação entre os pares ao realizarem uma tarefa em sala de aula.  Por autonomia sociocultural, no presente trabalho lançamos mão da proposta de Oxford (2003), em que autora propõe duas versões socioculturais de autonomia: sociocultural I, em que o desenvolvimento da autonomia ocorre na interação com o outro e por meio da mediação com o par mais experiente e, sociocultural II, cujo objetivo principal não é a autonomia em si, mas a participação na comunidade de prática. A análise das interações entre aprendizes do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da rede pública no Estado do Rio de Janeiro mostrou que apesar de por meio da interação os aprendizes terem a oportunidade de colaborar, trocar ideias, negociar significados etc., favorecendo o desenvolvimento da autonomia sociocultural, dificuldades, conflitos e tensões também podem surgir durante esse processo.

Author Biographies

Keise Pegoraro Rosa Manhães, Professora de inglês do município do Rio de Janeiro

Mestre em Linguística Aplicada pela UFRJ

Christine Siqueira Nicolaides, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada de Língua Inglesa do Depto. de Letras Anglo-Germânicas da UFRJ e Pesquisadora do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada

Published

2019-12-28

How to Cite

Manhães, K. P. R., & Nicolaides, C. S. (2019). O PAPEL DO “OUTRO” NA INTERAÇÃO ENTRE APRENDIZES DE L2 NO DESENVOLVIMENTO DE SUA AUTONOMIA SOCIOCULTURAL. Revista X, 14(6), 1–23. https://doi.org/10.5380/rvx.v14i6.64376