O USO DOS GÊNEROS ORAIS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENCAMINHAMENTOS PARA A REFLEXÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v13i2.55374Palavras-chave:
Conhecimento Linguístico, Letramento, Senso CríticoResumo
A partir das questões emergentes que vêm surgindo no todo social, diversas inquietações pertinentes em relação ao ensino e a aprendizagem de línguas estão aparecendo no campo da Linguística Aplicada (LA), uma delas, a que deu origem a este estudo, é sobre o uso da oralidade em sala de aula, e, mais a fundo, sobre a questão do letramento nas atividades didáticas em sala de aula no intuito de contribuir para o desenvolvimento do aluno para além dos muros da escola. Diante disso, proponho discutir acerca das atividades de letramento no ensino de língua portuguesa com a utilização dos gêneros debate e conto como meio de para contribuir para as práticas linguístico-discursivas dos alunos em situações de aprendizagem, e, além, disso, para o senso crítico deles. Ancoro-me nos estudos dialógicos de Bakhtin (2003) e Volochinov (2017) para refletir sobre os gêneros do discurso, nos estudos de letramento e, também, sobre ensino de língua portuguesa. Com base nessas leituras, aponto dois encaminhamentos, frutos de experiências próprias, de utilização dos referidos gêneros em aulas de língua portuguesa na educação básica.
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