O REALISMO FORMAL NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v13i2.53267

Palavras-chave:

realismo formal, linguística aplicada, material didático.

Resumo

Este artigo pretende realizar uma análise teórico-prática da verossimilhança do ensino-aprendizado de língua estrangeira na relação professor-aluno e aluno-livro didático, na concepção de língua e cultura, e na construção dos personagens de materiais didáticos a partir da aproximação da aula de língua estrangeira com o gênero literário “romance – considerando os componentes “realismo formal” e “personagens”. Para tal, serão utilizados textos sobre realismo formal no romance (WATT, 1990), gênese de personagens literários (CANDIDO, 1976), análise de material didático de língua estrangeira (JANZEN, 2008; 2010; 2012), e os pressupostos bakhtinianos de dialogismo, polifonia e exotopia (BAKHTIN, 1997, 2006, 2010).

Biografia do Autor

Letícia Pilger da Silva, Universidade Federal do Paraná

Graduanda do curso de Letras (português/inglês) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

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Publicado

2018-09-13

Como Citar

Silva, L. P. da. (2018). O REALISMO FORMAL NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. Revista X, 13(2), 93–110. https://doi.org/10.5380/rvx.v13i2.53267

Edição

Seção

Artigos para número atemático