EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v12i2.51239Palavras-chave:
Experiências, Português como língua adicional, InternacionalizaçãoResumo
Este trabalho apresenta um estudo narrativo sobre experiências de aprendizagem de português como língua adicional (PLA) de sete estudantes de diferentes nacionalidades em caráter de imersão em contexto universitário no Brasil. A experiência é tomada como construto e unidade de análise (MICCOLI, 1997-2014) e os dados foram analisados com base no Marco de Referência de Experiências de Aprendizagem (MICCOLI, 2007b, 2010). Os resultados apontam similaridades entre as experiências de estudantes de PLA e as experiências de estudantes de inglês, documentadas por Miccoli (1997; 2007b, 2010). O contexto de imersão acadêmico-universitário, entretanto, é o diferencial nas experiências de aprendizagem de PLA, por trazer à tona questões relativas à interação entre culturas e ao acolhimento do estudante estrangeiro, que se relacionam, entre outros elementos, ao processo de internacionalização das universidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.