PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE TRADUÇÃO ESPANHOL-PORTUGUÊS ACERCA DO PROCESSO DE BILETRAMENTO

Autores

  • Ana Laura dos Santos Marques Universidad De Santiago de Chile

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v12i2.51213

Palavras-chave:

Biletramento, Escrita académica, Aprendizagem de línguas próximas, português-espanhol

Resumo

Este trabalho enfoca a percepção do biletramento presente no contexto universitário chileno em que o desenvolvimento da escrita tem propósitos específicos para os estudantes de tradução espanhol-português: transitar entre línguas para transmitir significados. O conceito de biletramento (Hornberger, 2003; 2013) refere-se às instâncias em que a comunicação ocorre em duas ou mais línguas dentro e em torno da escrita. É precisamente a percepção da correlação entre a habilidade de escrita em duas línguas o problema discutido neste artigo. Para essa proposta, ressalto a proximidade entre as línguas espanhola (LM) e portuguesa (LE), propiciadora da compreensibilidade mútua que indefine as fronteiras entre as duas línguas. Os objetivos deste trabalho são descrever e analisar as opiniões dos estudantes de tradução acerca do incremento de sua habilidade de escrita e verificar se eles a compreendem como um processo contínuo: desde a língua materna à língua estrangeira e vice-versa. Para isso, utilizo uma metodologia qualitativa, com dados analisados a partir de entrevistas semiestruturadas. Os resultados dessa pesquisa buscam responder se, nas percepções dos estudantes, está plasmada a ideia de complementariedade através das práticas de produção de textos no contexto de formação acadêmica, sobretudo nas possíveis correlações entre a língua estrangeira e a língua materna.

Biografia do Autor

Ana Laura dos Santos Marques, Universidad De Santiago de Chile

Profesora Asistente de Língua Portuguesa no curso de Lingüística Aplicada a la Traducción, Departamento de Lingüística y Literatura - Universidad de Santiago de Chile. Doutoranda, bolsista Conicyt, do Programa de Doutorado en Lingüística da Pontifícia Universidad Católica de Chile.

Downloads

Publicado

2017-12-17

Como Citar

Marques, A. L. dos S. (2017). PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE TRADUÇÃO ESPANHOL-PORTUGUÊS ACERCA DO PROCESSO DE BILETRAMENTO. Revista X, 12(2). https://doi.org/10.5380/rvx.v12i2.51213

Edição

Seção

Artigos Especiais