UM OLHAR CRÍTICO: COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE EM ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2015.43163Palavras-chave:
complexidade, transdisciplinaridade, ensino de língua inglesaResumo
O presente artigo discute os conceitos de complexidade e transdisciplinaridade sob uma perspective crítica e suas implicações para o ensino de Língua Inglesa na contemporaneidade. Para tanto, baseio-me no pensamento complexo sob a ótica de Morin (2005; 2011b), o que naturalmente leva à visão transdisciplinar defendida pelo próprio Morin (2005), por Libâneo (2009), Santos (2009), Nicolescu (1999), entre outros. No que diz respeito ao olhar crítico dentro da Linguística Aplicada, trago o questionamento da visão monolítica da Língua Inglesa sob a perspectiva de Canagarajah (2013) e o trabalho do professor para que os alunos desenvolvam posturas críticas na sociedade em que vivem por meio da língua inglesa com base em Pennycook (1998) e Rajagopalan (2003). Para tanto, defendo um ensino de Língua Inglesa sob perspectivas plurais (ROCHA, 2012) e baseado em negociações de sentido (CANAGARAJAH, 2013).
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.