UM OLHAR CRÍTICO: COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE EM ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2015.43163Keywords:
complexidade, transdisciplinaridade, ensino de língua inglesaAbstract
O presente artigo discute os conceitos de complexidade e transdisciplinaridade sob uma perspective crítica e suas implicações para o ensino de Língua Inglesa na contemporaneidade. Para tanto, baseio-me no pensamento complexo sob a ótica de Morin (2005; 2011b), o que naturalmente leva à visão transdisciplinar defendida pelo próprio Morin (2005), por Libâneo (2009), Santos (2009), Nicolescu (1999), entre outros. No que diz respeito ao olhar crítico dentro da Linguística Aplicada, trago o questionamento da visão monolítica da Língua Inglesa sob a perspectiva de Canagarajah (2013) e o trabalho do professor para que os alunos desenvolvam posturas críticas na sociedade em que vivem por meio da língua inglesa com base em Pennycook (1998) e Rajagopalan (2003). Para tanto, defendo um ensino de Língua Inglesa sob perspectivas plurais (ROCHA, 2012) e baseado em negociações de sentido (CANAGARAJAH, 2013).
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain copyright of all works published by Revista X.
Revista X publishes articles under the Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 license.
The non-exclusive distribution of online papers through institutional and pre-print repositories is hereby authorized.
The author’s style shall be maintained after regulatory, orthographic, grammatical, and layout corrections undertaken during the editorial process.

