UM OLHAR CRÍTICO: COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE EM ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2015.43163Palabras clave:
complexidade, transdisciplinaridade, ensino de língua inglesaResumen
O presente artigo discute os conceitos de complexidade e transdisciplinaridade sob uma perspective crítica e suas implicações para o ensino de Língua Inglesa na contemporaneidade. Para tanto, baseio-me no pensamento complexo sob a ótica de Morin (2005; 2011b), o que naturalmente leva à visão transdisciplinar defendida pelo próprio Morin (2005), por Libâneo (2009), Santos (2009), Nicolescu (1999), entre outros. No que diz respeito ao olhar crítico dentro da Linguística Aplicada, trago o questionamento da visão monolítica da Língua Inglesa sob a perspectiva de Canagarajah (2013) e o trabalho do professor para que os alunos desenvolvam posturas críticas na sociedade em que vivem por meio da língua inglesa com base em Pennycook (1998) e Rajagopalan (2003). Para tanto, defendo um ensino de Língua Inglesa sob perspectivas plurais (ROCHA, 2012) e baseado em negociações de sentido (CANAGARAJAH, 2013).
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.