Gerenciando as intensidades emocionais de estudantes com altas hablidades/superdotação através de práticas de mindfulness
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i1.95433Palabras clave:
Dabrowski, Emoção, Altas Habilidades/Superdotação, MindfulnessResumen
As intensidades emocionais de estudantes com altas habilidades/superdotação afetam não apenas seu aprendizado, mas também a forma como vivem e enxergam o mundo. Este artigo examina a Teoria da Desintegração Positiva de Dabrowski para explorar o mundo interior de pessoas com altas habilidades/superdotação. Os cinco níveis de desenvolvimento e as cinco sobre-excitabilidades de Dabrowski representam uma abundância de energia física, sensorial, criativa, intelectual e emocional que causa turbulência interna, mas que também pode levar a iniciativas criativas. Os benefícios da prática de mindfulness para atender às necessidades emocionais de estudantes com altas habilidades/superdotação são apresentados com exemplos de escuta profunda, gratidão e storytelling como práticas de mindfulness. Um projeto final de storytelling ilustra a integração da escuta profunda e da gratidão, além de seu efeito sobre o senso de identidade de estudantes com altas habilidades/superdotação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

