Uma perspectiva transcultural sobre o processo de implementação e adaptação do modelo de enriquecimento para toda a escola: a importância do desenvolvimento de talentos em um mundo global
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i1.95429Palabras clave:
Educação de indivíduos com altas habilidades/ superdotação (AH/SD), Desenvolvimento de talentos, Adaptação cultural, Modelo de Enriquecimento para toda a EscolaResumen
A educação de indivíduos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) e o desenvolvimento de talentos são considerados atualmente como elementos-chave para o desenvolvimento do capital humano e para o aumento da competitividade na educação e na economia. Nesse contexto, um número crescente de países começou a investir uma quantidade considerável de recursos para descobrir e desenvolver seus alunos mais capazes. À medida que as fronteiras e as diferenças entre culturas se tornam menos pronunciadas em um mundo global, os modelos educativos para orientar a educação de pessoas com altas habilidades/superdotação (AH/SD) e o desenvolvimento de talentos estão também tornando-se cada vez mais aplicáveis. Nesse contexto, o Modelo de Enriquecimento para toda a Escola (SEM) apresenta-se como um modelo flexível que permite às escolas de diferentes regiões do mundo proporcionar aos indivíduos oportunidades para identificar suas potencialidades e ajudá-los a atingir os seus níveis mais elevados de competência. Este artigo fornece uma visão geral do SEM e da extensa gama de regiões em que o modelo é atualmente implementado, bem como uma análise das razões para a sua ampla aceitação entre os educadores de todo o mundo. Além disso, este trabalho inclui uma entrevista com o Dr. Joseph Renzulli, inventor do SEM, na qual são discutidas várias questões relacionadas com a adaptação cultural do SEM. Por fim, o documento apresenta uma introdução à Rede Internacional SEM, um projeto recém-desenvolvido criado para conectar os utilizadores do SEM em todo o mundo e facilitar a partilha e o acesso a ideias e recursos para o desenvolvimento de talentos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

