Identificação do aluno com altas habilidades intelectuais: responsabilidade do professor ou do departamento de orientação educacional e psicopedagógica?

Autores/as

  • Antonia Sánchez Escámez Consejería de Sanidad y Política Social de la Región de Murcia
  • María José Baena Sánchez Consejería de Sanidad y Política Social de la Región de Murcia
  • Júlia Konofal dos Santos Universidade Federal do Paraná (UFPR) https://orcid.org/0009-0002-6812-1514

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v19i1.95425

Palabras clave:

Altas Habilidades Intelectuais, Inteligência e Criatividade, Inteligências Múltiplas, Superdotação.

Resumen

A identificação precoce de alunos superdotados melhora seu desempenho escolar e sua integração na sociedade, levando a uma redução na porcentagem de reprovação escolar, além de um importante benefício social. O objetivo de nossa pesquisa é esclarecer a necessidade de protocolar a realização de testes diagnósticos para alunos com altas habilidades intelectuais durante a escolarização no Ensino Fundamental ou se, pelo contrário, é suficiente realizar uma avaliação seletiva dos alunos pelo professor e seu posterior encaminhamento a uma equipe especializada para submetê-los a um diagnóstico diferenciado. Realizamos um estudo descritivo transversal de observação retrospectiva dirigido a alunos do 4º ano do ESO (Educação Secundária Obrigatória), no qual utilizamos um questionário que nos permitiu avaliar a formação, as preferências educacionais, as aptidões/atitudes psicopedagógicas, as qualificações e as relações familiares do aluno superdotado. Entre os resultados obtidos, destacamos a excelência acadêmica dos alunos superdotados e a existência de relações paterno-filiais mais complicadas. Concluímos que instruir professores do Ensino Fundamental para identificar alunos com perfil de altas habilidades não parece ser um sistema adequado e, portanto, propomos a implementação sistemática de testes diagnósticos multidisciplinares realizados pelos Departamentos de Orientação Educacional e Psicopedagógica.

Publicado

2024-05-09

Cómo citar

Escámez, A. S., Sánchez, M. J. B., & dos Santos, J. K. (2024). Identificação do aluno com altas habilidades intelectuais: responsabilidade do professor ou do departamento de orientação educacional e psicopedagógica?. Revista X, 19(1), 105–124. https://doi.org/10.5380/rvx.v19i1.95425

Número

Sección

Dossiê especial - Estudos em altas habilidades e superdotação