Paralelismos, sinergias e contradições na relação entre educação especial, educação de alunos com altas habilidades/superdotação e educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i1.95423Palabras clave:
Altas Habilidades, Superdotação, Inclusão, Educação EspecialResumen
A Educação Especial e a Educação de alunos com Altas Habilidades/Superdotação são dois campos que se desenvolveram paralelamente: o primeiro lidando principalmente com pessoas com deficiência e outras necessidades educacionais especiais, o segundo com uma pequena porcentagem de alunos com altas habilidades. Embora a Educação de alunos com Superdotação possa ser considerada um ramo da área mais abrangente denominada Educação Especial, ela se configura de maneira autônoma em termos de métodos e objetivos. No entanto, as duas áreas compartilham o debate dominante sobre inclusão escolar como uma direção comum na educação contemporânea. Esta contribuição aborda, do ponto de vista da investigação nacional e internacional, a intersecção de questões históricas, normativas, teóricas e operacionais entre a Educação Especial e a Educação de pessoas com Altas Habilidades/Superdotação, com o objetivo de identificar questões críticas concernentes às duas áreas e os possíveis desenvolvimentos em relação à Educação Inclusiva.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

