Explorando indícios de desenvolvimento de letramento em avaliação na formação inicial de professores de línguas: confiabilidade e concepções de avaliação
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i2.94734Palabras clave:
letramento em avaliação, professores de línguas, formação inicial, confiabilidade, rubricasResumen
Este artigo apresenta e discute os resultados de um estudo de caso interventivo realizado em uma universidade pública brasileira. O objetivo do trabalho é discutir indícios de desenvolvimento em letramento em avaliação de futuros professores durante e após a conclusão de uma disciplina teórico-prática dedicada à temática da avaliação em contexto de línguas. A pesquisa está fundamentada nos estudos sobre letramento em avaliação em contexto de línguas (Inbar-Lourie, 2008; Quevedo-Camargo; Scaramucci, 2018) na formação inicial de professores (Fernandes; Borges-Almeida, 2021; Giraldo, 2018; Giraldo; Murcia, 2018, 2019; Restrepo Bolivar, 2020) e sobre avaliação como mecanismo orientador da aprendizagem (Black, 2015; Black; Wiliam, 2010; 2018; Carless, 2007). Participaram da investigação sete estudantes de Letras Inglês. Os dados foram coletados por meio de observação de aulas, entrevistas e análise documental de tarefas elaboradas pelos participantes, e foram analisados pelo método de análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados indicam que há ganhos no letramento dos participantes quanto à concepção de avaliação para apoiar e orientar a aprendizagem, e à compreensão das qualidades de boas práticas avaliativas, especialmente confiabilidade, apoiada por rubricas de correção.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

