Avaliação na sala de aula: percepções de professores de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i2.94241Palavras-chave:
Linguística Aplicada, Avaliação, Ensino e aprendizagem, Língua Inglesa.Resumo
A otimização da avaliação no ensino de língua inglesa é crucial para impulsionar o desenvolvimento linguístico e cultural, promovendo uma abordagem inovadora e eficiente na construção do conhecimento linguístico global. A escuta atenta às vozes dos professores emerge como elemento primordial, instigando reflexões disseminadas nos contextos de formação inicial e continuada. Este artigo propõe compreender as percepções de professores de língua inglesa em contexto público de ensino sobre suas práticas avaliativas. Ancorados nos pressupostos da Linguística Aplicada (LA) e da Avaliação, conduzimos uma pesquisa qualitativa interpretativista, utilizando entrevistas semiestruturadas para coleta de dados. Os resultados apontam para a conscientização dos participantes sobre a complexidade da avaliação, respaldando uma visão formativa. Os professores reconhecem que avaliar os auxilia na reflexão sobre práticas, buscando aprimorar a qualidade do ensino. Destacam o reforço positivo e a avaliação contínua, enquanto questionam a confiabilidade de provas e testes. Este estudo contribui para a compreensão aprofundada das perspectivas docentes, delineando caminhos para aprimorar o papel da avaliação no contexto do ensino de língua inglesa.
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