Letramento em avaliação em contexto de línguas para pais e responsáveis por crianças
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v18i1.88026Palabras clave:
Ensino de línguas para crianças, letramento em avaliação em contexto de línguas, papel dos pais/responsáveisResumen
Este trabalho objetivou identificar e promover o letramento em avaliação em contexto de línguas (LAL) de pais/responsáveis por jovens aprendizes de uma escola pública paranaense. Partimos do pressuposto que decisões determinantes para o bom desempenho dos alunos passam pelo crivo e aprovação destes protagonistas, além de poderem influenciar a ação pedagógica. Assim, este estudo de caso se utilizou de um questionário elaborado via Google Forms e respondido por 28 participantes. As perguntas buscaram entender, entre outros, as concepções de avaliação dos respondentes e sua percepção da importância da língua inglesa. Os resultados apontaram contradições nas concepções dos responsáveis, que ora entendem a avaliação de forma abrangente, ora a veem como sinônimo de prova. Além disso, apesar de considerarem a língua inglesa importante, nem todos os pais a veem como tendo igual importância que as outras matérias escolares. Ainda assim, eles se mostraram interessados em tirar dúvidas e saber mais sobre práticas de avaliação da escola. Os resultados apontam para a necessidade de uma intervenção no contexto de modo a promover o LAL dos responsáveis e estreitar o vínculo comunidade-escola.
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