Variação Linguística e Ensino de Espanhol Língua Estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v17i3.85240Palabras clave:
Variação Linguística, Compreensão Auditiva, Aspectos Fônicos do Espanhol, Livro Didático.Resumen
Este estudo enfatiza a importância do ensino da variação linguística e a abordagem dos aspectos fônicos do espanhol através de atividades de compreensão auditiva disponíveis na coleção Sentidos en lengua española, de Luciana Freitas e Elzimar Costa, destinada ao 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, usada na rede pública da cidade de Rio Grande. A pesquisa tem como base os estudos de Moreno-Fernández (2020), Hualde et al. (2010), Alvar (2009a), Alvar (2009b) e Lipski (2009), que tratam da variação linguística e a fonologia do espanhol, e de Bagno (2007), que aborda a variação linguística do português brasileiro. A análise demonstrou que as atividades de compreensão auditiva da coleção tinham como foco a exemplificação dos gêneros trabalhados nos capítulos dos livros, e não necessariamente a compreensão oral do que era apresentado nos áudios. Além disso, apesar de evidenciar-se uma diversidade linguística nas gravações, os áudios não tinham o propósito de tratar da variação da fala no espanhol. Diante disso, apresentamos três propostas de atividades complementares aos livros didáticos para mostrar aos professores de LE como desenvolver o ensino do espanhol por meio da compreensão auditiva, trabalhando a variação linguística e os aspectos fônicos do idioma.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

