Análise da realização do morfema -ed por estudantes brasileiros de inglês em uma perspectiva complexa da língua(gem)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82073Palabras clave:
Sistemas Adaptativos Complexos, Modelos Fonológicos Multirrepresentacionais, Realização do Morfema -ed.Resumen
O objetivo deste estudo é analisar a realização do morfema -ed dos verbos regulares por aprendizes brasileiros de inglês língua adicional. Temos por pergunta-problema: como as variáveis palavra e indivíduo influenciam a realização alvo do morfema -ed dos verbos regulares do inglês? Como hipótese básica, assumimos que os aprendizes brasileiros realizam o morfema -ed de maneira complexa, apresentando diferenças significativas entre palavras e indivíduos, comportando-se de modo não-linear. Esta pesquisa baseia-se na visão de língua(gem) enquanto Sistema Adaptativo Complexo (SAC) (BECKNER et al., 2009) e nos modelos fonológicos multirrepresentacionais (BYBEE, 2001). Este estudo caracteriza-se como quase-experimental e quantitativo, cujos dados passaram por análise acústico-estatística. Os principais resultados são: (1) algumas palavras são mais propensas à realização alvo do que outras. Por serem o locus da representação mental na Fonologia de Uso, palavras podem ter o mesmo tipo fonotático, mas apresentarem comportamentos distintos; (2) alguns indivíduos apresentaram baixo índice de realização alvo, enquanto outros indivíduos apresentaram domínio da realização alvo do morfema -ed do inglês, evidenciando a existência de percursos individuais de construção da gramática fonológica mesmo entre indivíduos com nível de proficiência semelhante.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

