Movimento Cartonero visto sob uma concepção de língua sociointeracionista: Trajetos latino-americanos e autoria no ensino de espanhol

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i4.81474

Palabras clave:

Sociointeracionismo, ELE, Cartonerismo, Extensão universitária.

Resumen

Considerando a importância da defesa do ensino de espanhol em sala de aula, o projeto Formação em Línguas para Fins Acadêmicos (IFA) — que, desde 2019, chama-se Formação em Idiomas para a Vida Universitária (FIVU) —, contribui para a formação inicial de docentes em língua espanhola. Este artigo visa analisar a proposta de trabalho com livros cartoneros, levada a cabo em 2017 pelas autoras, professoras em formação e bolsistas do supracitado projeto de extensão, e discutir sua relevância dentro dos horizontes teórico-metodológicos do IFA e do ensino de espanhol. O encaminhamento da atividade priorizou dois momentos: a construção conjunta de compreensões acerca do movimento cartonero, iniciado na Argentina em 2002, e a produção, por parte dos alunos, de livros cartoneros a partir do gênero biografia. Para tanto, este artigo busca analisar partes das unidades, produzidas pelas autoras que ministravam um módulo de espanhol no contexto do projeto em 2017, e possibilitar algumas reflexões acerca da prática docente e a importância da formação inicial de docentes.

Biografía del autor/a

Fernanda Cristina Lopes, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Licenciada em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal do Paraná (2017). É mestre em Estudos Literários no Programa de Pós-Graduação em Letras pela mesma instituição (PPGL/UFPR).

Sarah Pimentel Palacio Garcia, Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Graduada em Licenciatura em Letras Português e Espanhol pela UFPR (2017). Foi voluntária e ministrou módulos de Espanhol para o público universitário no Projeto de extensão Formação em Línguas para Fins Acadêmicos de 2015 a 2017. Atualmente é mestranda em Estudos Linguísticos no Programa de Pós Graduação em Letras da UFPR e professora de espanhol de Ensino Fundamental da rede privada. 

Publicado

2021-07-26

Cómo citar

Lopes, F. C., & Pimentel Palacio Garcia, S. (2021). Movimento Cartonero visto sob uma concepção de língua sociointeracionista: Trajetos latino-americanos e autoria no ensino de espanhol. Revista X, 16(4), 991–1010. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i4.81474