Medianeras a Brasileña: Como construir e trabalhar relações interpessoais em cursos online de espanhol?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i4.81402

Palabras clave:

Ensino Remoto, Relações Interpessoais, Afetividade.

Resumen

Em “Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual” (2011), o diretor Gustavo Taretto discute como a tecnologia e a internet afetam as relações interpessoais, podendo tanto nos aproximar quanto nos afastar. Embora o filme seja antigo, o contexto social de um mundo em quarentena, em que meramente sair de casa é pouco recomendado, torna seus questionamentos mais válidos do que nunca. Assim, não surpreende que a virtualização das relações sociais afete enormemente o ato de educar, levando aqueles não familiarizados com o ensino remoto a desbravarem esse território até então desconhecido e discuti-lo mais amplamente dentro da comunidade acadêmica. Por isso, nosso objetivo é apresentar como professores em formação, estagiários do projeto Formação de Idiomas para a Vida Universitária (FIVU), responsáveis por elaborar e ministrar as aulas de um curso de Espanhol realizado entre junho e julho de 2020 através da plataforma Microsoft Teams, buscamos contornar os desafios comunicativos provenientes do distanciamento espacial entre alunos e professores através da afetividade, do trabalho colaborativo e do debate e diálogo constantes. Através de discussão baseada em nossas interações durante as aulas e em conversas com alunos por meio do WhatsApp, mostraremos como as estratégias adotadas influenciaram positivamente na experiência final.

Biografía del autor/a

Priscila Rabanea, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Aluna do último semestre do curso de Letras-Português/Espanhol da UFPR e graduada em Engenharia Química pela mesma instituição

Milena dos Santos Arruda, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Aluna do último semestre do curso de licenciatura em Letras Português e Espanhol da UFPR

Fernanda Silva Veloso, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Fernanda Silva Veloso, Professora Doutora no Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná. Atua nos
cursos de Licenciatura em Letras na área de Metodologia e Prática de Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas Neolatinas.

Publicado

2021-07-26

Cómo citar

Rabanea, P., Arruda, M. dos S., & Veloso, F. S. (2021). Medianeras a Brasileña: Como construir e trabalhar relações interpessoais em cursos online de espanhol?. Revista X, 16(4), 1101–1119. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i4.81402