Curso de francês do projeto formação em línguas para fins acadêmicos: Considerações sobre os materiais didáticos e suas contribuições metodológicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i4.81384

Palabras clave:

Materiais Didáticos, Metodologia, Ensino de Línguas, Francês.

Resumen

Neste estudo, analisamos materiais didáticos elaborados pelos professores em formação do Curso de Francês, ofertado durante o ano letivo de 2012, pelo projeto de extensão Formação em Línguas para Fins Acadêmicos (IFA), da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A partir da análise qualitativa, interpretativa e documental dos programas de formação, dos materiais didáticos e de textos diretivos complementares, retomamos aspectos da estrutura das Unidades Temáticas e da exploração pedagógica dos textos autênticos. Ainda, apresentamos as contribuições metodológicas dos materiais, sobretudo em comparação com a estrutura comum aos livros didáticos de Francês Língua Estrangeira (FLE), que seguem a abordagem comunicativa. A discussão está fundamentada nos conceitos de enunciado e de gêneros discursivos da teoria bakhtiniana de linguagem (BAKHTIN, 1992, 1998; VOLÓCHINOV, 2017) e em conceitos da Didática de Ensino de Línguas (PUREN, 1988; CUQ; GRUCA, 2005; TILIO, 2013; ROJO, 2013). Formalizar um estudo a partir desse recorte promove um diálogo com outras investigações da área e contribui para a estruturação de cursos que busquem se inspirar nesta proposta ou que já se assemelhem a ela, seja na UFPR ou em outras instituições de ensino superior.

Biografía del autor/a

Teurra Fernandes Vailatti, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Doutoranda em Estudos Linguísticos no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (PPGL/UFPR) e no Laboratoire de Linguistique et Didactique des Langues Étrangères et Maternelles da Université Grenoble Alpes (UGA). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFPR. Licenciada em Letras Francês/ Português pela mesma universidade. Atuou como professora de Francês Língua Estrangeira (FLE) no Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (CELIN/UFPR) e na Aliança Francesa de Curitiba. Realiza pesquisas na área da Linguística Aplicada (ensino/ aprendizado de línguas), com particular interesse em temas relacionados às Abordagens Plurilíngues, mais especificamente a Intercompreensão. Atualmente integra o grupo de pesquisa FLORES: Intercompreensão, Didática do Plurilinguismo e Políticas de Línguas.

Publicado

2021-07-26

Cómo citar

Fernandes Vailatti, T. (2021). Curso de francês do projeto formação em línguas para fins acadêmicos: Considerações sobre os materiais didáticos e suas contribuições metodológicas. Revista X, 16(4), 1038–1061. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i4.81384