Biography and storytelling: A identidade e a subjetividade na aula de inglês no IFA/FIVU
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i4.81371Palabras clave:
Língua inglesa, Identidade, Subjetividade, Alteridade.Resumen
O objetivo deste artigo é analisar a construção da identidade e a implicação de subjetividade em duas Unidades Temáticas (UTs) criadas e aplicadas nas aulas de língua inglesa, dos níveis 2 e 4, no projeto IFA/FIVU, sobre biografias e contação de histórias. Para isso, primeiramente, apresentaremos a concepção e o percurso da criação dos dois materiais didáticos; em seguida, delimitaremos o embasamento teórico sobre subjetividade e importância da alteridade para a constituição da identidade. Por fim, analisaremos atividades das duas UTs, observando o continuum de subjetividades na sua aproximação, que auxiliou o processo de aprendizagem: os “outros famosos”, quando aparecem textos sobre vidas de celebridades dentro do material; os “outros desconhecidos”, a partir da biografia e das narrativas de participantes da página Humans of New York, e, finalmente, os “outros dos outros”, ou seja, o “eu”, pela construção autobiográfica dos próprios alunos na língua inglesa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.