Biography and storytelling: A identidade e a subjetividade na aula de inglês no IFA/FIVU

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i4.81371

Palabras clave:

Língua inglesa, Identidade, Subjetividade, Alteridade.

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar a construção da identidade e a implicação de subjetividade em duas Unidades Temáticas (UTs) criadas e aplicadas nas aulas de língua inglesa, dos níveis 2 e 4, no projeto IFA/FIVU, sobre biografias e contação de histórias. Para isso, primeiramente, apresentaremos a concepção e o percurso da criação dos dois materiais didáticos; em seguida, delimitaremos o embasamento teórico sobre subjetividade e importância da alteridade para a constituição da identidade. Por fim, analisaremos atividades das duas UTs, observando o continuum de subjetividades na sua aproximação, que auxiliou o processo de aprendizagem: os “outros famosos”, quando aparecem textos sobre vidas de celebridades dentro do material; os “outros desconhecidos”, a partir da biografia e das narrativas de participantes da página Humans of New York, e, finalmente, os “outros dos outros”, ou seja, o “eu”, pela construção autobiográfica dos próprios alunos na língua inglesa.

Biografía del autor/a

Letícia Pilger da Silva, Universidade Federal do Paraná

Graduanda do curso de Letras (português/inglês) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Valentina Thibes Dalfovo, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Mestranda em Estudos Literários no programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR.

Publicado

2021-07-26

Cómo citar

Silva, L. P. da, & Thibes Dalfovo, V. (2021). Biography and storytelling: A identidade e a subjetividade na aula de inglês no IFA/FIVU. Revista X, 16(4), 1011–1037. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i4.81371