O ensino como trabalho: reflexões sobre a dimensão prescritiva do ensino de análise linguística em documentos oficiais

Autores/as

  • Francisco Rafael Mota de Sousa Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
  • Mônica de Souza Serafim Universidade Federal do Ceará
  • Pollyanne Bicalho Ribeiro Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i3.79541

Palabras clave:

Ensino de gramática, Trabalho prescrito, Documentos oficiais

Resumen

Compreender a disciplina escolar Língua Portuguesa requer não só dominar os conhecimentos de tal campo, mas mobilizá-los com outros aspectos da prática educativa, incluindo as recomendações de documentos oficiais. Entendidos como textos que prescrevem o trabalho docente, esses documentos constituem política oficial de Estado direcionando a práxis pedagógica de modo a atingir os objetivos propostos. Nesse sentido, este artigo reflete sobre a dimensão prescritiva do componente curricular Língua Portuguesa no Ensino Fundamental Anos Finais a partir da discussão sobre como os documentos oficiais recomendam o ensino de Análise Linguística. Para isso, fundamentados no conceito de trabalho prescrito (CLOT, 2007, 2013; MACHADO, 2002) e nas discussões sobre ensino de gramática/análise linguística (MENDONÇA, 2006; GERALDI, 2011), analisamos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando as concepções de língua/linguagem e os objetivos para o ensino de Análise Linguística. Uma confrontação dos dois documentos mostrou que por serem guiados por uma perspectiva sociointeracionista da linguagem, eles confluem em muitos pontos sobre o ensino de Análise Linguística a partir de uma vertente que toma a língua em função de seus usos sociais, permitindo uma configuração do ensino de português alicerçado numa visão dialógica de linguagem, cujas práticas didáticas devem contribuir para a ampliação dos letramentos dos estudantes.

Biografía del autor/a

Francisco Rafael Mota de Sousa, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Professor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Doutorando em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Mônica de Souza Serafim, Universidade Federal do Ceará

Professora do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística  da Universidade Federal do Ceará.

Pollyanne Bicalho Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Professora do Curso de Letras, do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística  da Universidade Federal do Ceará .

Publicado

2021-06-14

Cómo citar

Sousa, F. R. M. de, Serafim, M. de S., & Ribeiro, P. B. (2021). O ensino como trabalho: reflexões sobre a dimensão prescritiva do ensino de análise linguística em documentos oficiais. Revista X, 16(3), 798–821. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i3.79541

Número

Sección

Artigos para número atemático