Desenvolvimento de processos psíquicos superiores na aprendizagem de língua inglesa: Análise de produções escritas de estudantes do programa Paraná Fala Inglês da UNESPAR
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i3.79430Palabras clave:
Aprendizagem e desenvolvimento, Língua Inglesa, Paraná Fala inglêsResumen
Nesta pesquisa, investigamos o processo de aprendizagem escrita em Língua Inglesa referente à potencialidade de desenvolvilmento dos processos psíquicos superiores (PSS) a partir de de produções textuais de participantes do programa Paraná Fala Inglês da UNESPAR. Em outras palavras, refletimos acerca da formação linguístico-discursiva em uma política de capacitação linguística voltada para a internacionalização. O processo teórico-metodológico tomou por base o Interacionismo Sociodiscursivo para as questões relacionadas à análise linguístico-discursiva (BRONCKART, 2007; MACHADO; BRONCKART, 2009; BRONCKART, 2008; CRISTOVÃO, 2008), bem como a Psicologia Histórico-cultural, cuja linha subsidiou a discussão e análise acerca dos potenciais de desenvolvimento dos PPS (VIGOTSKI, 2009; MARTINS, 2013; SILVA, 2015). Os resultados da investigação indicam: a) identificação de possibilidades de aprendizagem da escrita em língua inglesa contemplados no planejamento curricular; b) melhoras gradativas na organização pedagógica do planejamento; c) oportunidade de letramento digital aos estudantes; d) levantamento dos Focos de Atenção que estão voltados para a produção escrita em uma sequência argumentativa e temática viagens; e) identificação de potenciais de desenvolvimento dos PPS nas produções textuais de forma articulada entre si; e f) expansão da capacidade da argumentatividade e exposição de posicionamento articulado com potencial desenvolvimento da abstração e generalização de conceitos articulados, sobretudo a atenção.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

