Estado do conhecimento sobre formação de professores de inglês para crianças: O que revelam os estudos publicados nos últimos dez anos?
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i3.79311Palabras clave:
Formação de professores, Inglês para crianças, Estado do conhecimentoResumen
O objetivo deste artigo é discutir os dados de um estado do conhecimento acerca da formação de professores de língua inglesa para crianças (LIC). O estudo foi desenvolvido por meio da consulta ao tema em 66 revistas brasileiras on-line, no estrato A do Qualis Periódicos (2013-2016), no período de 2010 a 2020. Foram encontrados apenas três estudos, cujos focos envolvem formação inicial, formação continuada e formação crítica de professores de LIC. As autoras desses trabalhos enfatizam a necessidade de formação específica nos cursos de Letras e também salientam a importância da formação continuada, que é compreendida como integrante do processo de desenvolvimento profissional e privilegia momentos de reflexão e partilha de experiência. As pesquisadoras defendem, ainda, a formação crítica e reflexiva dos docentes, para que possam fazer escolhas conscientes para os contextos nos quais atuam. Considerando que as discussões apresentadas nesses trabalhos publicados há dez anos são ainda atuais, ressaltamos a urgência de regulamentação da oferta do ensino de línguas estrangeiras na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e a relevância de estudos na área de formação de professores de LIC, a fim de contribuir com a formação crítica e planejada desses profissionais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

