Representações, abordagem intercultural e pedagogia translíngue no Ensino Fundamental I

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i2.77292

Palabras clave:

Pedagogia Translíngue, Ensino Fundamental I, Interculturalidade

Resumen

O presente trabalho, fruto de um projeto de extensão, busca explorar a função das representações imagéticas no ensino com a língua adicional, a partir de uma perspectiva intercultural, com base em uma pedagogia translíngue. Neste sentido, apresentaremos a comunidade a qual o projeto foi submetido, assim como a metodologia de aplicação da ação, que, através de imagens associou objeto, língua materna e língua adicional. Contando com uma abordagem intercultural (GUILHERME; DIETZ, 2014) e apoiado em práticas translíngues (YIP; GARCÍA, 2018), pretendemos discutir como as representações multimodais auxiliam na sensibilização linguística e intercultural, aproximando sujeito e língua, através de expressões outras, apoiadas ou não pela mediação escrita.

Biografía del autor/a

Laura Janaina Dias Amato, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Letras e Linguística

Publicado

2021-05-11

Cómo citar

Amato, L. J. D. (2021). Representações, abordagem intercultural e pedagogia translíngue no Ensino Fundamental I. Revista X, 16(2), 568–585. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i2.77292