SOBRE OS MONSTROS DO SENHOR COGITO – UMA REFLEXÃO SOBRE A HISTÓRIA E SERVIÇOS SECRETOS NA VIDA E NA OBRA DE ZBIGNIEW HERBERT
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i6.76791Keywords:
Zbigniew Herbert, Poesia Polonesa, História da Polônia, BiografiaAbstract
O texto pretende apresentar uma reflexão sobre a vida e a obra de Zbigniew Herbert e evidenciar a sua interpenetração. A leitura proposta demonstra como a obra do poeta consegue ser lida ao mesmo tempo de forma universal e permeada de alusões autobiográficas. Entre variados monstros do Senhor Cogito me concentro em dois: a história e os serviços secretos. Desde a perda da sua cidade natal, a experiência dos dois totalitarismos, até a característica da obra herbertiana que Stanisław Barańczak definiu como deserdamento, a história aparece como um monstro, fascinante e devastador na vida do poeta e da sua geração, um monstro cuja marca em sua obra procuro mostrar ao longo do texto. Os serviços secretos que a partir do fim dos anos sessenta devassam a vida do poeta tentando manipulá-lo, potencializar sua doença psíquica e dificultar sua vida prática podem ser vistos como agentes da história cuja sombra é lançada também em seus versos. Procurando relatar a presença da sua influência na vida de Herbert, apresento leituras de seus poemas que ao mesmo tempo em que evidenciam essa influência, conseguem ser lidos de maneira universal e surpreendentemente atual nos tempos de hoje.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain copyright of all works published by Revista X.
Revista X publishes articles under the Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 license.
The non-exclusive distribution of online papers through institutional and pre-print repositories is hereby authorized.
The author’s style shall be maintained after regulatory, orthographic, grammatical, and layout corrections undertaken during the editorial process.

