POLONESES EM TERRA DE ITALIANOS: UM ESTUDO SOBRE DIVERSIDADE E CONTATO ÉTNICO NO MUNICÍPIO DE COLOMBO NO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i6.76748Palabras clave:
Poloneses, Italianos, Contato Étnico, Colombo-PR.Resumen
Este estudo pretende identificar a presença dos imigrantes poloneses e seus descendentes em Colombo, Paraná. Historicamente, esta cidade da Região Metropolitana de Curitiba é conhecida pela imigração italiana, no entanto, no final do século XIX um expressivo contingente polonês também se instalou em suas terras. Sendo assim, o primeiro objetivo desta pesquisa é evidenciar a presença histórica deste grupo étnico eslavo e, ao mesmo tempo, identificar os espaços, físicos e temporais, ocupados por ele na referida municipalidade. Almeja-se também analisar os contatos que se deram entre poloneses e italianos, sob a visão dos descendentes destes últimos em relação aos primeiros. Para isto, fez-se uso da análise de narrativas como metodologia da História Oral. Nessa direção, um roteiro de entrevista foi organizado considerando a memória no âmbito da pesquisa histórica. Portanto, as fontes utilizadas são relatos orais, todos coletados, no ano de 2019, por membros do Centro de Estudos Vênetos no Paraná. Por sua vez, a análise teórica se apoia nas discussões sobre etnicidade, apresentadas por Poutignat e Streiff-Fenart, e sobre identidade pela diferenciação, apontadas por Silva. Dentro do material apurado, destacam-se discursos que podemos classificar como promotores de fronteiras etnoculturais construídas por meio do contato multiétnico.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

