DESVENDANDO SAGAS FANTÁSTICAS: A JORNADA DO HERÓI NA TRILOGIA "O PRÍNCIPE GATO"
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.74946Palabras clave:
Literatura Juvenil, Jornada do Herói, Sagas Fantásticas.Resumen
Sagas fantásticas estão muito presentes na atual literatura juvenil brasileira. Tratam-se de narrativas que se expandem em trilogias e séries, possuindo uma porosidade com outras mídias, o que permite inúmeras possibilidades de adaptação e ampliação. O presente trabalho pretende analisar a trilogia O Príncipe Gato, de Bento de Luca, como um exemplo de saga fantástica brasileira. O objetivo geral, além de apontar algumas características estruturantes, é compreender como ocorre uma ressignificação da Jornada do herói, conceito desenvolvido por Joseph Campbell (CAMPBELL, 2004). Assim, concluímos que a saga fantástica estudada amplia a configuração natural da jornada do herói, possibilitando o cruzamento de várias jornadas heroicas, o que é um atrativo para capturar a atenção de leitores adolescentes. Além disso, O Príncipe Gato é um exemplo de uma saga que cria um paracosmo com elementos brasileiros, o que foge do comum, nesse tipo de literatura, em que uma grande exaltação a elementos e lugares estrangeiros é muito mais corriqueiro.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.