DISCURSO E MEMÓRIA DA(S) IDENTIDADE(S) EM CRISE: EFEITOS IDENTITÁRIOS EM CHARGES ONLINE SOBRE SUJEITOS PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.74267Keywords:
Discurso, Sujeito, Memória Discursiva, Identidade.Abstract
No presente texto, a partir de um gesto de leitura e de interpretação, objetivamos analisar três charges que apresentam um discurso acerca da identidade do professor, que tem circulado na atualidade através de uma relação constitutiva, na historicidade, cujo acionamento se dá por meio da memória discursiva. Diante disso, buscamos apresentar uma visão teórica e analítica sobre esta circulação, baseados na Análise de Discurso de linha francesa, fundamentada nos estudos de Pêcheux (1969) e Orlandi (2001) no Brasil, numa interface com os Estudos Culturais, respaldados em Bauman (2005), Hall (2001) e Silva (2003).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain copyright of all works published by Revista X.
Revista X publishes articles under the Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 license.
The non-exclusive distribution of online papers through institutional and pre-print repositories is hereby authorized.
The author’s style shall be maintained after regulatory, orthographic, grammatical, and layout corrections undertaken during the editorial process.

