A APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO DA LEITURA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS MOÇAMBICANOS FUTUROS PROFESSORES DE PORTUGUÊS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.73802Keywords:
Leitura, Compreensão da Leitura, Estratégias de Compreensão da Leitura, Modelos de Ensino de Estratégias da Leitura.Abstract
A metacognição, o pensar sobre o próprio pensar, consiste em monitorar, auxiliar e avaliar o sucesso do processo de aprendizagem do aluno (FLAVELL, 1979) e, para o efeito, socorre-se das estratégias de aprendizagem que podem ser cognitivas e metacognitivas (OXFORD, 1990). Quando as estratégias de aprendizagem são usadas no auxílio da compreensão do texto, denominam-se estratégias de compreensão da leitura, dado o efeito que têm de ajudar o aluno na compreensão do artefato escrito. A presente pesquisa tem por objetivo avaliar o desempenho de estudantes universitários moçambicanos do curso de Licenciatura em Ensino de Português na Universidade Eduardo Mondlane, na resolução de exercícios sobre a aplicação de estratégias de compreensão textual, após ter havido o treino dessas estratégias mediante o modelo de Brandão e Rosa (2010). Este estudo apoia-se num conjunto de 20 perguntas produzidas por estes estudantes e recolhidas no 2º semestre do ano acadêmico de 2019,a partir das categorias propostas por Brandão e Rosa (2010). Uma breve apreciação aos resultados da avaliação feita aos estudantes deste estudo mostra que, na generalidade, estes têm a consciência da necessidade de aplicação das estratégias de compreensão da leitura quando se envolvem no processo de descodificação textual.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain copyright of all works published by Revista X.
Revista X publishes articles under the Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 license.
The non-exclusive distribution of online papers through institutional and pre-print repositories is hereby authorized.
The author’s style shall be maintained after regulatory, orthographic, grammatical, and layout corrections undertaken during the editorial process.

