SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNEROS DOS QUADRINHOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA – POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Autores/as

  • Claudia Lopes Pontara UEL
  • Vera Lúcia Lopes Cristovão UEL

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i2.71595

Palabras clave:

Gêneros Dos Quadrinhos, Elementos Ensináveis, Sequência Didática, Língua Inglesa.

Resumen

Este artigo, parte de uma pesquisa de mestrado, visa a descrever e analisar a organização de uma SD com base nos elementos ensináveis de três gêneros dos quadrinhos que embasaram sua elaboração - comics, comic strips, political cartoon, com foco nas possibilidades e desafios que permeiam esse processo. O arcabouço teórico-metodológico norteador deste estudo fundamenta-se no Interacionismo Sociodiscursivo, Sequência Didática e Capacidades de Linguagem, Transposição Didática, bem como nos estudos voltados aos gêneros dos quadrinhos. Os resultados demonstram que, um material organizado a partir das concepções teóricas adotadas, pode vir a promover um ensino mais significativo e sólido, tendo em vista a possibilidade de envolver toda a complexidade que constitui tais gêneros. Por outro lado, os desafios se apresentam quando se leva em consideração as condições objetivas e subjetivas de trabalho do professor que almeja uma transformação em sua prática em sala de aula.

Biografía del autor/a

Claudia Lopes Pontara, UEL

 Doutoranda do Programa em Estudos da Linguagem pela UEL – Universidade Estadual de Londrina.

Vera Lúcia Lopes Cristovão, UEL

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UEL – Universidade Estadual de Londrina.

Publicado

2020-06-25

Cómo citar

Pontara, C. L., & Cristovão, V. L. L. (2020). SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNEROS DOS QUADRINHOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA – POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Revista X, 15(2), 153–184. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i2.71595