INFLUENCIANDO LEITORES, CONTRA TERRA PLANA: O ETHOS NA REVISTA SUPERINTERESSANTE ONLINE
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i3.71474Palabras clave:
Divulgação Científica Midiática, Ethos, Revista Superinteressante, Semiolinguística.Resumen
Este artigo toma como objetivo principal investigar como se manifesta o ethos da instância de produção da informação em um artigo de opinião no escopo da divulgação científica midiática. Buscou-se, mais especificamente, verificar as estratégias que permitem ao locutor identificar-se com um ethos atrativo de ciência e favorável à sua racionalidade, segundo o contrato de comunicação de midiatização da ciência (CHARAUDEAU, 2016). Para acesso ao status do locutor, valemo-nos dos Modos de Organização Enunciativo e Argumentativo e do pathos (CHARAUDEAU, 2009b; 2010), nas formas textuais que elas assumem para corresponder ao gênero. Em uma abordagem qualitativa, os resultados mostram, por exemplo, duas tópicas globais no plano de texto, a da Repulsa e a da Antipatia, que, combinadas a outros recursos de captação, constroem um ethos de Identificação. O outro ethos identificado é o de Credibilidade. Juntos, os dois instrumentalizam a posição de aliança com o público identificado da revista e de oposição ao antifiador.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

