ENSINO DE FIGURAS DE LINGUAGEM À LUZ DOS ESTUDOS DO LETRAMENTO E DAS ORIENTAÇÕES DA BNCC
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i3.69443Palabras clave:
Análise linguística/semiótica, Base Nacional Comum Curricular, Figuras de Linguagem, Letramentos.Resumen
O presente relato compartilha a experiência de ensino de figuras de linguagem à luz dos Estudos do Letramento e das orientações da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, realizada em turmas de oitavo ano dos anos finais do Ensino Fundamental de duas escolas públicas municipais de Fortaleza. Como aporte teórico, utilizamos os Estudos do Letramento (STREET, 2014; KLEIMAN, 1995; 1997; 2010; 2012; SOARES, 1998; 2004; 2008), que entendem que a escrita é uma prática social que se realiza a partir das pluralidades culturais de cada esfera de discurso. Partimos, ainda, das reflexões empreendidas por Antunes (2003) e Travaglia (2003), bem como dos norteamentos da BNCC (2018) acerca de um ensino de análise linguística/semiótica que se engendra a partir de uma concepção sociointeracionista da língua. Embasados nessa conjuntura teórica, pudemos perceber que a análise das figuras de linguagem em textos musicais possibilita a construção de criticidade leitora nos estudantes, de modo que estes, para além de identificar essas construções, também foram capazes de perceber os diferentes valores, discursos e ideologias que perpassam os textos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

