LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS: O COMPROMISSO COM A FORMAÇÃO PARA ALÉM DO CONFORMISMO E DA ADAPTAÇÃO

Autores/as

  • Maíra de Sousa Emerick de Maria Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v14i6.69168

Palabras clave:

Ensino de língua materna, Alfabetização, Formação de professores.

Resumen

O presente artigo apresenta uma discussão que retoma as práticas de leitura e de escrita na escola, em especial, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, traz um recorte de uma das formações realizadas pelo Programa Federal Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/SC), no ano de 2018. Nessa formação, o tema foi planejamento docente, e, a partir dele, foi proposto uma articulação entre o trabalho com leitura, escrita e análise linguística nos anos iniciais. Essa discussão tem como base a proposta do ensino do sistema de escrita alfabética intrinsicamente relacionado aos usos sociais da escrita pelos sujeitos nos diferentes contextos com vistas a uma formação emancipadora. Os autores base são: Britto (2003; 2012), Geraldi (1984; 1991) e Libâneo (1990). Assim, o objetivo do trabalho é problematizar as ações com o texto na sala de aula e algumas práticas cristalizadas na escola. Para isso, fez-se uma seleção de atividades que envolvem a escrita e que foram realizadas com uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental numa escola pública de São José/SC.

Biografía del autor/a

Maíra de Sousa Emerick de Maria, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-graduanda, nível doutorado, no Programa de Pós-graduação em Linguística.

Publicado

2019-12-28

Cómo citar

de Sousa Emerick de Maria, M. (2019). LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS: O COMPROMISSO COM A FORMAÇÃO PARA ALÉM DO CONFORMISMO E DA ADAPTAÇÃO. Revista X, 14(6), 272–265. https://doi.org/10.5380/rvx.v14i6.69168