LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS: O COMPROMISSO COM A FORMAÇÃO PARA ALÉM DO CONFORMISMO E DA ADAPTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v14i6.69168Palavras-chave:
Ensino de língua materna, Alfabetização, Formação de professores.Resumo
O presente artigo apresenta uma discussão que retoma as práticas de leitura e de escrita na escola, em especial, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, traz um recorte de uma das formações realizadas pelo Programa Federal Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/SC), no ano de 2018. Nessa formação, o tema foi planejamento docente, e, a partir dele, foi proposto uma articulação entre o trabalho com leitura, escrita e análise linguística nos anos iniciais. Essa discussão tem como base a proposta do ensino do sistema de escrita alfabética intrinsicamente relacionado aos usos sociais da escrita pelos sujeitos nos diferentes contextos com vistas a uma formação emancipadora. Os autores base são: Britto (2003; 2012), Geraldi (1984; 1991) e Libâneo (1990). Assim, o objetivo do trabalho é problematizar as ações com o texto na sala de aula e algumas práticas cristalizadas na escola. Para isso, fez-se uma seleção de atividades que envolvem a escrita e que foram realizadas com uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental numa escola pública de São José/SC.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

