LETRAMENTO CRÍTICO (VISUAL E RACIAL): DESCONSTRUINDO REPRESENTAÇÕES UNÍVOCAS E SUAS VIOLÊNCIAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v14i5.68452

Palabras clave:

letramento crítico, cinema, educação de língua inglesa, violência, decolonialidade

Resumen

As práticas do Letramento Crítico e de suas vertentes (Letramento Visual e Letramento Racial) nos servem como um modo de docência que estimula o pensamento reflexivo do aluno, em prol da formação de identidades menos violentas. Isto só pode acontecer mediante a desconstrução dos saberes impostos pela colonização, de suas “verdades universais” como a noção de moderno versus primitivo, bom versus ruim, justo versus injusto, superior versus inferior ou qualquer outra hierarquização de desigualdade, o que acaba gerando a marginalização de certas identidades e seu modo de vida. Pretendemos, à luz de Souza (2016), Vattimo e Zabala (2011), Monte Mór (2018), Collins (2000), dentre outros teóricos da educação, do pós-colonialismo e do feminismo mostrar como diminuir no público a violência da representação cinematográfica hegemônica, em relação a determinados grupos sociais como os afro-americanos, ora legitimando, ora repudiando discriminações interseccionais, apontando para tentativas de rupturas e suas re-partilhas de sentido (RANCIÈRE, 2005). Por extensão, objetivamos um exercício pedagógico crítico que privilegie a expansão de pontos de vista e agência em sala de aula.

Biografía del autor/a

Andréa Cotrim Silva, Universidade de São Paulo; Universidade Paulista

Andréa Cotrim Silva é graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, possui licenciatura em Português, Francês e Inglês. Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela FFLCH- USP, estuda as implicações do cinema em sala de aula, em especial, as produções que concernem questões raciais e de gênero. Em seu mestrado, pela mesma instituição, realizou estudos sobre narrativas e identidades no cinema, multiletramentos, multimodalidade, cultura visual e letramento crítico. É professora do Instituto Federal de São Paulo e professora titular de Letras na Universidade Paulista (UNIP), onde ministra aulas de Cultura e Literaturas de Língua Inglesa.

 

Publicado

2019-11-26

Cómo citar

Silva, A. C. (2019). LETRAMENTO CRÍTICO (VISUAL E RACIAL): DESCONSTRUINDO REPRESENTAÇÕES UNÍVOCAS E SUAS VIOLÊNCIAS. Revista X, 14(5), 169–180. https://doi.org/10.5380/rvx.v14i5.68452