PROJETO DE LETRAMENTO: APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS COM RELATOS PESSOAIS DE GUERRA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v14i5.67704Palabras clave:
projeto de letramento, formação de professores, aprendizagem compartilhadaResumen
O presente texto traz os resultados de um projeto de letramento desenvolvido com estudantes do sétimo ano na Escola Municipal em Curitiba, 2018. O objetivo do trabalho estava em possibilitar que os estudantes interagissem com os conhecimentos sobre o tema que escolheram para as aulas de língua portuguesa e língua inglesa. A proposta do projeto foi desenvolvida dentro das atividades de um curso da extensão da Universidade Federal do Paraná em parceria com a Universidade de Otterbein, em que trabalhamos com uma professora cursista de Ohio acompanhando o planejamento e sugerindo propostas de atividades a serem desenvolvidas com os estudantes. A metodologia de trabalho utilizada para esta proposta foi a pesquisa ação, que visa compreender como a prática docente se configura e se organiza por meio de projetos de ensino e que efeitos de aprendizagem os projetos desencadeiam nos estudantes e professores. As atividades desenvolvidas durante o projeto comprovaram o envolvimento dos estudantes e o modo como os processos de letramento possam ser pensados a partir da integração de conteúdos nas aulas língua portuguesa e língua inglesa para que haja o reconhecimento, a valorização e o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em diferentes línguas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.