EXCLUSÃO DAS PESSOAS CEGAS: DA ELIMINAÇÃO NAS SOCIEDADES ANTIGAS À HOSTILIZAÇÃO NAS UNIVERSIDADES ATUAIS, O QUE MUDOU?
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v14i4.66069Palabras clave:
inclusão, cegueira e baixa visão, avaliações acadêmicasResumen
O presente trabalho é resultado parcial de uma pesquisa de doutorado em andamento. A pesquisa visa investigar as crenças de avaliar as produções textuais manifestadas por estudantes cegos ou com baixa visão da APADEVI/PG(Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual em Ponta Grossa). Dos nove estudantes-participantes, cinco cursam uma graduação e quatro participaram dos vestibulares locais no ano de 2018, seis deles são cegos e três têm baixa visão. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa e os dados advêm de dois instrumentos: entrevistas de grupo focal e entrevistas individuais semiestruturadas. Neste artigo, apresentamos uma análise do processo histórico da pessoa cega destacando as experiências vivenciadas pelos estudantes, nos ambientes universitários. Como resultados observamos que o processo avaliativo acadêmico envolvendo alunos cegos/baixa visão é extremamente complexo, ele abrange necessariamente questões de respeito, aceitação e sensibilidade dos envolvidos, pressupõe também a administração de inúmeros confrontos. Os estudantes revelaram suas realizações quando cumprem as atividades exigidas e suas angústias quando são desmotivados com críticas negativas, apontados como incapazes, diferentes/inferiores ou tratados com indiferença.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.