O VENEZUELANO INVASOR EM BOA VISTA – RR: UMA ANÁLISE CRÍTICA DOS DISCURSOS DE ÓDIO NO FACEBOOK
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v14i6.65739Palabras clave:
discurso de ódio, análise crítica do discurso, refugiados, redes sociaisResumen
A presente pesquisa objetiva desenvolver uma análise acerca dos discursos de ódio feitos em comentários de publicações do Facebook, buscando compreender como as construções linguísticas e ideológicas dos seus autores opera no processo de representação da identidade do imigrante venezuelano no estado de Roraima. Como aporte teórico, utiliza-se a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001), que examina a linguagem a partir de uma perspectiva social, considerando o discurso como parte constituída a partir da realidade e constituinte desta e responsável pela manutenção das relações assimétricas de poder estabelecidas pela linguagem. O corpus é composto por printscreens de comentários realizados entre os meses de janeiro e agosto de 2018 em postagens públicas relacionadas a notícias que envolvam a população venezuelana do Estado. Analisaram-se as construções textuais dos usuários da rede social, examinando como os contextos sócio, histórico e cultural atuam sobre a atividade de produção discursiva do falante. Como resultado, compreende-se que pelos comentários, os usuários brasileiros se enxergam como responsáveis pelo bem do país e difundem a imagem do refugiado como um invasor causador de desordem e determinado a tomar aquilo que deveria pertencer aos brasileiros.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.