GOOD LUCK OR BAD LUCK? UMA AULA DE LEITURA NA TELA EM LÍNGUA INGLESA

Autores/as

  • Patricia Mara de Carvalho Costa Leite Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marilane de Abreu Lima Miranda UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v12i3.50195

Palabras clave:

aula de língua inglesa, ensino de leitura em tela, estratégias de leitura

Resumen

Este artigo apresenta a construção e a análise de uma aula de língua inglesa para o oitavo ano, em um grupo de 35 alunos, realizada em uma escola pública em uma pequena cidade de Minas Gerais, cujo foco é o ensino de leitura em tela. Nossas perguntas de pesquisa são: Há alguma inovação trazida pelo projeto para a sala de aula? Que contribuições ele oferece para o ensino de leitura? Para tanto desenvolvemos uma aula sobre “superstições”, baseada no tópico oferecido pelo livro didático adotado pela escola e ancorada nas teorias sobre leitura, língua/linguagem e letramento de Coscarelli e Cafiero (2013), Soares (2010), Kleiman (2004) e Bräkling (2004), notadamente. Posteriormente, aplicamos um questionário para o professor e um para os alunos, a fim de obtermos um feedback do processo. Os resultados evidenciam que a leitura em tela pode atrair a atenção dos alunos, motivando-os a lerem mais, tanto na tela quanto no papel e que as estratégias de leitura contribuem para a compreensão do texto, bem como para derrubar possíveis barreiras em relação à leitura do texto em língua inglesa.

Biografía del autor/a

Patricia Mara de Carvalho Costa Leite, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Estudos Linguísticos

Marilane de Abreu Lima Miranda, UFMG

Graduada em Letras - Português/Inglês pela FUNCEC - M.G.; Mestra em Estudos Linguísticos pela UFMG; Doutoranda em Estudos LInguísticos pela UFMG

Publicado

2017-12-29

Cómo citar

Carvalho Costa Leite, P. M. de, & Miranda, M. de A. L. (2017). GOOD LUCK OR BAD LUCK? UMA AULA DE LEITURA NA TELA EM LÍNGUA INGLESA. Revista X, 12(3). https://doi.org/10.5380/rvx.v12i3.50195

Número

Sección

Artigos para número atemático