MY FOOLISH HEART ESTÁ PARTIDO: ACOMODANDO EXPRESSÕES METAFÓRICAS CONVENCIONAIS COM AS PALAVRAS HEART E CORAÇÃO EM CANÇÕES COUNTRY E SERTANEJAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v2i1.2016.47985Palabras clave:
Metáforas conceituais. Heart/Coração. Canções country. Canções sertanejas.Resumen
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre expressões metafóricas convencionais em canções sertanejas em português brasileiro e country no inglês americano. O objetivo principal era verificar a ocorrência de expressões metafóricas convencionais com a palavra coração no português brasileiro e com a palavra heart no inglês americano e acomodá-las dentro de metáforas conceituais já reveladas, em particular no estudo de Divardin (2000). O corpus da pesquisa incluiu 15 letras de canções sertanejas e 15 letras de canções country selecionadas a partir das palavras coração e heart. O referencial teórico que serviu de suporte para a análise foi a teoria conceitual de Lakoff e Johnson (1980) e do estudo de Divardin (2000). A análise demonstrou que a maioria das expressões metafóricas coletadas foram geradas a partir das metáforas conceituais THE HEART IS THE PERSON e EMOTIONAL DISTRESS IS PAIN INFLICTED TO THE HEART. Estudos desta natureza são importantes, pois demonstram a importância da linguagem para termos acesso às metáforas conceituais que nos ajudam a revelar o modo através do qual percebemos e entendemos o mundo a nossa volta. As metáforas, anteriormente vistas meramente como um artifício literário, ganham o status de uma importante ferramenta para acessarmos nosso sistema conceitual.
PALAVRAS-CHAVE: Metáforas conceituais. Heart/Coração. Canções country. Canções sertanejas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

