MY FOOLISH HEART ESTÁ PARTIDO: ACOMODANDO EXPRESSÕES METAFÓRICAS CONVENCIONAIS COM AS PALAVRAS HEART E CORAÇÃO EM CANÇÕES COUNTRY E SERTANEJAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v2i1.2016.47985Keywords:
Metáforas conceituais. Heart/Coração. Canções country. Canções sertanejas.Abstract
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre expressões metafóricas convencionais em canções sertanejas em português brasileiro e country no inglês americano. O objetivo principal era verificar a ocorrência de expressões metafóricas convencionais com a palavra coração no português brasileiro e com a palavra heart no inglês americano e acomodá-las dentro de metáforas conceituais já reveladas, em particular no estudo de Divardin (2000). O corpus da pesquisa incluiu 15 letras de canções sertanejas e 15 letras de canções country selecionadas a partir das palavras coração e heart. O referencial teórico que serviu de suporte para a análise foi a teoria conceitual de Lakoff e Johnson (1980) e do estudo de Divardin (2000). A análise demonstrou que a maioria das expressões metafóricas coletadas foram geradas a partir das metáforas conceituais THE HEART IS THE PERSON e EMOTIONAL DISTRESS IS PAIN INFLICTED TO THE HEART. Estudos desta natureza são importantes, pois demonstram a importância da linguagem para termos acesso às metáforas conceituais que nos ajudam a revelar o modo através do qual percebemos e entendemos o mundo a nossa volta. As metáforas, anteriormente vistas meramente como um artifício literário, ganham o status de uma importante ferramenta para acessarmos nosso sistema conceitual.
PALAVRAS-CHAVE: Metáforas conceituais. Heart/Coração. Canções country. Canções sertanejas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain copyright of all works published by Revista X.
Revista X publishes articles under the Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 license.
The non-exclusive distribution of online papers through institutional and pre-print repositories is hereby authorized.
The author’s style shall be maintained after regulatory, orthographic, grammatical, and layout corrections undertaken during the editorial process.